E o cabelo? : Aprendendo a lavar a cabeça!

Muita gente acha que lavar a cabeça consiste apenas em passar xampu e enxaguar, condicionador e enxaguar e pronto! Mas a verdade é que as coisas não são tão simples assim..
 
Hoje vamos ensinar o jeito certo de aplicar cada produto, temperatura ideal da água e frequência ideal para lavagem e etc de uma forma GERAL! Sem necessariamente dar dicas de produto, isso é assunto pra outro post, ok?!
Sabemos que cada cabelo se comporta de formas diferentes, e devido a fatores de saúde, genético, ambientais etc.. e algumas dicas podem não se aplicar a você por conta disso, afinal cabelo cada um tem o seu e sabe como é!

Não queremos falar que você está fazendo errado por fazer diferente, são apenas dicas, até porque não existe uma fórmula universal para lavar o cabelo! Mas beautie amiga, se você não sabe, o segredo de sair do salão linda não foi só a escova maravilhosa que o seu cabelereiro fez, e sim a forma como ele lavou suas madeixas! É isso que faz com que o seu cabelo fique mais saudável, limpo e absorva melhor os produtos usados! E todo mundo sabe que manutenção em casa é fundamental, e só com essas dicas você economiza MUITO dinheiro no salão! =D

Tente, às vezes você descobre que aquele seu produto caríssimo não dava tantos resultados por conta de um pequeno detalhe que lhe escapou, então vem comigo!
 
lavando-cabelo

Frequência ideal:
 
Muita gente que tem cabelo oleoso acha que tem que lavar o cabelo todo dia, e acredite que tem gente que faz isso mais de uma vez ao dia às vezes! Mas tá errado, assim como quem tem cabelo seco pensa que deve lavá-lo de 3 em 3 dias para acumular algum tipo de oleosidade(aka: sujeira! eca..) rs.. O couro cabeludo leva mais tempo que os fios de cabelo para secar, por mais que você não perceba! E lavar demais ou lavar de menos prejudica a saúde dos fios e do couro cabeludo também, além de que pode surtir o famoso efeito reverso! E quando você acha que esta sendo esperto ao deixar de lavar ou ficar lavando toda hora, o seu cabelo tá te passando a perna e você nem sabe que a culpa é justamente da frequência com a qual os lava! Rsrs
 
O ideal é lavar dia sim-dia não e com produtos INDICADOS para o seu tipo de cabelo para que ele aguente o “dia não” sem problemas!
 
Claro que no dia daquele festão, se você lavou no dia anterior, vai abrir uma exceção e lavar novamente, ou coisas assim, mas são ocasiões especiais, não dá para fazer isso sempre!
 
E se você tem cabelo oleoso e acordou com vontade de lavar?! Não se desespere, já ouviu falar em shampoo a seco? É um “pózinho” que pode ser em spray também, que ao ser aplicado no cabelo remove o excesso de oleosidade e sujeira, sem necessidade de entrar no banho para lavar a cabeleira, fazendo com que ele aguente até a hora da lavagem com água mesmo!! Rs.. Mas atenção ele serve só pra esses dias emergenciais mesmo, se você resolver ficar no outro dia sem lavar também, não vai adiantar, afinal também não é santo milagroso! Rs.. (um substituto baratinho que algumas meninas usam é talco de bebê, mas tem que tomar cuidado pra não deixar o talco no cabelo e ficar com aspecto feio, principalmente se você tiver cabelos escuros!)
 
voce-sabe-lavar-os-cabelos-corretamente
E quem tem cabelo muito cheio e seco, pode apelar para os leave-in’s e leites para pentear que são sem enxague e podem ser usados no cabelo seco para deixar o cabelo lindo e sem frizz!
  


Temperatura:
 
A temperatura ambiente é ideal, jamais use água quente, pois ela resseca os cabelos e aumenta a descamação do couro cabelo e é uma das principais causas da caspa!
cabeloslavagem_texto_2lavar-cabelos
Então lembre de ajustar o chuveiro sempre entre o morno (não é quente, amiga! Água morna é água fresquinha!) e o frio! ;)
  


Desembaraça a peruca!:

Antes de entrar no banho penteie o seu cabelo calmamente, começando pelas pontas e subindo até a raiz e retire todos os nós! Assim você evita que o seu cabelo quebre ao pentear no fim do banho com o excesso de nós! E também vai ver que ajudará no processo de lavagem!
Penteando-o-cabelovoce-sabe-lavar-os-cabelos-7-12-199
Quem tem cabelos muito cheios e crespos ou cacheados normalmente não gosta de fazer isso! Para estes recomendo levar um pente de dentes largos para o banho, e na hora que estiver com o condicionador nele faça o processo de desembaraço, devagar, de baixo para cima, até remover tudo!

  

Shampoo:

Coloque um pouco do produto nas mãos.Espalhe na mão mesmo e aplique no couro cabeludo massageando suavemente até obter espuma, e vá deslizando para distribuir o produto até as pontas. Jamais esfregue ou faça força!
cabelo-shampoo
Remova-o completamente no enxague, não precisa ficar esfregando o cabelo, deixe apenas a água cair sobre ele, pode deslizar as mãos sobre, sem fazer força também!
 
Repetir todo o processo não é besteira dos fabricantes para fazer com que gaste mais produto não! Rss.. Faz bem e garante melhor remoção de todos os resíduos que possam ter ficado mesmo após a primeira lavagem que normalmente só dá aquela lavada geral, e é na segunda que você tira a sujeira mesmo! ;)
tratamiento-capilar-295x300337591-Aprenda-a-escolher-o-xampu-certo-para-seu-cabelolavar-cabelo
Dá também para usar primeiro um shampoo transparente ou neutro para uma lavagem mais intensa, e depois um mais branquinho e leitoso para hidratar! Sim, dois shampoos numa lavagem só!
 
Desktop10
Uma boa dica é usar o shampoo anti-resíduos 1x a cada semana ou a cada 15 dias (no caso de cabelos com muita química, como progressiva, 1x ao mês!)!
Ele faz uma limpeza mais profunda e remove excessos de resíduos de leave-ins, cremes, óleos, cloro, poluição, etc.. que ficam no cabelo e acabam acumulados por lá, essas partículas infelizmente sobrevivem a limpeza do shampoo convencional e você não percebe, por isso é interessante seu uso esporádico para manutenção das madeixas! Mas atenção ele não deve ser utilizado como um shampoo diário por ser muito potente, e os ideais são os de ph neutro (em torno de 7!) Cabelos oleosos, normais e secos, todos podem usa-lo! :D



Condicionador:

Aplique o produto nas mãos, espalhe e aí então aplique nos cabelos, mas dessa vez concentre apenas em todo o comprimento das pontas, não passe na raiz!! (a não ser que você esteja utilizando um produto específico para o couro cabeludo!)
 
ATENÇÃO! O segredo do condicionador mora TODO AQUI! Em como aplicá-lo!
img-hidratacao-passo2_gde
Espalhe por todas as pontas e vá separando mecha por mecha e massageei-o fazendo movimento repetitivos, rápidos, de cima para baixo, mecha por mecha, como se tivesse desembaraçando-o com os dedos, para aquecer o cabelo e ajuda-lo a absorver o produto, hidratando-o profundamente! Afinal somente aplicar o creme e ficar sentada alguns minutos esperando que ele aja sozinho não vai fazer milagre nenhum por você!

(como eu não tenho como gravar vídeo tomando banho, dã, vou deixar aqui um vídeo da titia paola que ensina, entre outras coisas, o movimento o qual eu me refiro! Mas presta atenção no MOVIMENTO, porque no vídeo ela tá ensinando aquela hidratação que você faz de vez em quando, então não precisa ficar os 30mins parado no banho igual ela fala não! Ahahah)
*quem for pentear o cabelo somente no banho, faça-o após a aplicação do creme, e depois do desembaraço comece com os movimentos de “massagem de aquecimento” do produto!*
 
Fique fazendo a massagem até ter certeza que pegou todas as mechas do cabelo, nessa hora você já começa a senti-lo mais macio! E você não vai demorar horrores por conta disso, desligue o chuveiro e faça a massagem, são 3 minutos que você perde e anos de hidratação que seu cabelo ganha! ;)
 
Agora você quer cabelos super hidratados e poderosos?! Uma dica que dou e faço é substituir o condicionador convencional por um creme de hidratação rápido! Aquelas máscaras que precisam ficar no cabelo apenas alguns 3-5 minutos! Rs
Desktop9
Aprendi na prática e por pura coincidência (e depois vi que os próprios especialistas também recomendam) que é a melhor coisa a se fazer! Além de hidratarem mais os cabelos, são ideais para essa massagem na hora do banho, até por serem mais densos! Mas é pra usar máscara de hidratação rápida, não aquela master que é recomendada apenas o uso a cada 15 dias/1mes! (ah, na hora da hidratação master com touca não use aquelas aquecidas. Use touca comum de banho ou aquela laminada mas sem tomada, e nunca deixe tempo demais no cabelo, somente o indicado! ;) ) :D
 
Pronto, agora você já massageou o cabelo e o creme ficou agindo por uns minutinhos enquanto isso, deixou ele macio, maravilhoso, limpo,então chegou a hora de enxaguar!! Assim como no shampoo, não faça força, deixe a água cair sobre o cabelo, e remova TODO o produto! NUNCA deixe um restinho de creme no cabelo como o popular adora recomendar! Esse restinho deixa o cabelo pesado, sem vida, não existe, é balela! Creme pra ficar no cabelo é só o sem enxague querida! E ele é passado só depois do banho! Ficadica! ;)
  


Secando:

Ao sair do banho você pode deixar seu cabelo secar ao natural ou com secador.
dicas-para-lavar-os-cabelos
negra-xampu-cabelosecar corretamento cabelos
Em ambos os casos JAMAIS torça, puxe, esfregue o seu cabelo para ajudar no processo, o cabelo faz parte de você, e como um todo, deve ser tratado com carinho! Retire o excesso de água gentilmente e depois dê batidas com a toalha e vá passando-a por todo o comprimento.
Se for usar o secador utilize um protetor termoativo e defrizzante antes e só então se jogue nele! (pode ser leite de pentear, leave-in, spray, etc.. sempre vem na embalagem dizendo quando são específicos para isso!)
secando cabelo200334806-001



Despenteiaaa! :
 
DSC04557Como-pentear-os-cabelos-corretamente1
Passe um produto de sua escolha, indicado para o seu tipo de cabelo, para ajudar a penteá-lo e também para protegê-lo até a próxima lavagem e ficar lindo, leve e solto. Pode ser creme para pentear sem enxágue, leave-in, óleo de silicone, óleos hidratantes ou sprays, aplique POQUÍSSIMO produto (se colocar muito, seu cabelo poderá ficar pesado!), e somente nas PONTAS do cabelo, aí então penteie do jeito ensinado anteriormente, de baixo para cima, mecha por mecha! Assim você evita que ele quebre, pois se começar da raiz todos os nós irão ficar acumulados nas pontas, fazendo com que elas quebrem mais facilmente!
  


É MENTIRAAAAAAAAAAAAAA!!:
cabelos-danificados
“meu cabelo acostumou com o shampoo!!”
 
BALELA! Beautie, não existe isso de cabelo acostumar! Isso é conto popular!
 
O que acontece é que você pode não estar usando os produtos certos pro seu tipo de cabelo (mas acredito que aí seu cabelo não estaria bom desde o começo né!), ou não estava lavando ele corretamente, então acumulou resíduo, sujeira etc.. (lembra da história de lavar 2x e do shampoo anti-resíduos?) e agora ele tá pesado, sujo e sem vida!

O que pode acontecer também é que você está com excesso de “tal substância(como queratina por exemplo) fazendo com que ocorra a quebra do cabelo! Amiga, nada em excesso faz bem, nem a ryca da kerastáse! E é ai que entra usar o shampoo anti resíduo ocasionalmente para tirar o excesso deles das madeixas e evitar com que isso aconteça! Mas se isso já aconteceu lave-o bem e pare de usar o produto que está em excesso!
 
Lembre-se também que doenças e alimentação influenciam na saúde do seu cabelo! Visite sua dermatologista, e informe qualquer problema de saúde, rotina alimentar e exatamente como você cuida dos seus fios, produtos e etc, que ela irá avaliar o que está acontecendo! Pode ser falta de alguma vitamina!
 
Então antes de culpar o coitado do seu shampoo que não te fez nada de errado, presta atenção no que está acontecendo, porque ele não resolveu da noite para o dia parar de fazer efeito né! ahaha... ;)
 
  


Gostaram das dicas amores?
No próximo post vou falar os produtos que eu tenho usado nos meus cabelos! Da minha rotina de tratamento! E mostrar o meu corte/cor de cabelo feitos recentemente! :D
  "E aí gata, tava fazendo alguma coisa diferente? Vai mudar a rotina ou já sabia tudo e o cabelo tá arrasando!? Quais conselhos você mais curtiu e vai aderir?! Tem alguma coisa pra dividir?
Então comenta aí e fala pra gente!!"
 
 
Ps: outras dicas de vídeos para cabelos da Paola: Tipos de shampoos, Cuidando do cabelo com progressiva, Truque do Leave-in, Cuidados no verão.
 
Beijoss! =**

12 comentários:

  1. Adoreiiii Eu uso anti residuos mas como fiz luzes a 1 mes nao to usando mas vo voltar a usar! Gostei da dica mas akele negocio de talco nos cabelos....meus fios sao oleosos mas nao consigo largar o vicio da agua quentee!

    ResponderExcluir
  2. talco tem q usar com cuidado! eu nao arrisco pq tenho usado meu cabelo escuro, mas parar castanhos claros, loiros da pra faZer ;)
    o anti residuo irei falar melhor dele em um proximo post! mas o ideal é que vc utiliZe ele no mesmo dia que for faZer hidratação no cabelo! como vc tem mta quimica no cabelo é legal usar 1x por mes mesmo ^^
    cabelos com luZes precisam de mta dedicação e cuidados!!!

    aiiii faça oq eu digo, mas nao faça oq eu faço! ahahaha Nesse inverno ta dificil lavar a cabeça sem ser com agua quente ne? eu tenho caspa saZonal, sei bem! no inverno so da com agua quente e a danada aparece, mas qd lavo com agua fria logo some rsrs

    Beijoss querida :D

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, amei!!!


    Beijos e tenha uma ótima semana. Mulher Antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  4. Depois que me mudei para São Paulo comecei a lavar os cabelos com água quente por conta do frio e comecei a perceber um pouco de caspa. Agora descobri porque isso está acontecendo, vou tentar diminuir a temperatura.


    Não uso o anti residuos, mas vou começar a usar.


    Vlw pelas dicas.




    Beijos
    http://soesmalteeafins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ahh eh complicado!!
    o antirsiduos semanalmente (mas observa pq cabelos comquimica tem q ter uma frequencia menor!)
    e um bom xampu anti caspa podem ajudar nesse caso! sei q tem dias q nao adianta pq ta frio mesmo! eu tenho caspa saZonal, no inverno so da-lhe banho frio, mas ai qd o tempo melhora eu volto a temperatura normal e a caspa some ;)
    mas tem gente q tem caspa ate emocional! olha q coisa rsrs

    Beijoss querida!! :D

    ResponderExcluir
  6. Como você disse, Carol!
    Cada cabelo é de um jeito,
    o meu por exemplo, não da pra lavar nem em dias alternados.
    Ele fica muito seco, muito mesmo, se eu lavar com tanta frequencia, mesmo que eu use produtos pra meu
    tipo de cabelo.
    Então eu lavo duas vezes na semana... e o efeito é bom,
    não suja muito, não fica "engordurado" e nem com cheirinho de cachorro molhado! rs
    Claro que existem dias em que o calor tá demais e ai agua nele! rs


    Amei esse post, como não tinha lido antes? rs


    Beijoo


    http://nailseart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. humm.. vc faZ 1 dia sim, dois dias não né?! Pois é se vc ja tentou o sim e o não com td certinho e nao adiantou melhor deixar assim nesse ritmo já que seu cabelo fica ok, e bonito desse jeito mesmo ;)

    vc lava seu cabelo com shampoo leitoso, aquele bem branquinho?! e faZ massagem no banho com creme e tambem a outra fora dele (claro q essa nao é todo dia! rs)?! passa leave-in etc..?! Se nunca tentou esses, experimenta, mesmo lavando a cada dois dias ele pode ficar melhor ainda assim ;)

    ahh fico feliZ que voce tenha gostado! espero que tenha ajudado em algo! :D
    Beijão! =**

    ResponderExcluir
  8. E verdade cada cabelo tem um jeito, o meu é isto e oleoso na raiz e seco nas pontas, dureza. Ai veio uma dica que um aluno cabeleireiro me passou ele me falou para passar o condicionador na pontas antes de começar o processo de lavagem isso porque ele me falou para proteger as pontas de ficarem mais ressecadas. Ele falou que quando eu lavava a oleosidade da raiz passava para as pontas isso deixando elas mais ressecadas. Nossa estou fazedno isso meu cabelo é outro agora eu amei. Já ouviu falar nisso?

    ResponderExcluir
  9. jáa e coincidentemente voce eh a segunda a comentar de algo do tipo cmg hoje rss
    a verdade q nao faZ muito sentido, ja q na lavagem do shampoo vc ta removendo residuos entao a sua sujeira vai ser retirada no comprimento todo do fio.
    Mas isso que vc falou funcionaria como o inverso, faZer hidrataçao no cabelo ANTES da lavagem e nao depois rs Se da certo pra vc, otimo! cada um funciona de um jeito mesmo ^^
    o bacana é vc tomar cuidado para nao ficar nenhum residuo, o shampoo serve pra limpar e abrir as escamas do cabelo, é por isso que vc passa o condicionador DEPOIS dele, pq ele fecha as escamas e hidrata :)
    por isso qd vc lavar com o anti residuos faça uma mascara no cabelo por uns 15 minutinhos q a hidrataçao é mais intensa, é assim a preparaçao do cabelo pra receber a cauteriZaçao por exemplo!

    Meu cabelo tambem eh misto com oleosidade na raiZ, tenta lavar antes com umn shampoo translucido ou shampoo de bebê e dps com um leitoso que eh mais hidratante, e ai vc passa o creme faZendo a massagem com a mao e qd terminar leave in, creme e tal q funcione melhor no seu cabelo pra diminuir o ressecamento das pontas! ;)

    Isso é DICA ahaha vc pode ja ter tentado isso td e nao funfo , mas eu nao sei, cada um tem um cabelo ne?! rsrs
    Espero que ajude fofaa :D
    Beijao que eu ja tagarelei d+ kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Vou tenatr assim pra ver como ele fica te dou a noticia depois. obrigada bjs

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha de post, adorei as dicas, agora é por em prática!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. obaaaaaaaa =D
    e dps vem contar se ajudou ou nao ;
    beijao!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar
Volte sempre!