Máscara facial e corporal de argila – Quais os benefícios, qual cor usar e como fazer em casa.

Hoje eu vou falar de algo que já comentei com algumas de vocês no facegroup do BS, máscara de argila orgânica. Vocês já devem até ter visto ou feito antes em centros de estética, pois é um método muito eficaz, barato, natural e amplamente usado por profissionais, comumente aplicado por estes no rosto para controlar oleosidade em sessões de limpeza de pele e peeling, também costumam ser usado entre-sessões de massagem redutora, modeladora, corrente russa, coisas do tipo, em algumas áreas do corpo.
Mas porque você deve fazer e pra que servem?

Mscara-de-argila-verde-para-o-rosto

As argilas existem em inúmeras cores, e cada cor tem uma função diferente, confira abaixo a lista com a função de cada uma e descubra qual é a mais indicada para o resultado que você deseja obter e o tipo de pele que possui.
 
argilas_sparclay


Argila Verde: melhora a circulação sanguínea periférica, atenua manchas, combate cravos e espinhas, controla a oleosidade da pele e é desintoxicante facial, capilar e corporal. Promove a esfoliação da pele, combate edemas, nutre os tecidos e absorve toxinas. Bactericida e cicatrizante. Indicada para pele oleosa.
Argila Branca: é a mais suave de todas. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Clareia manchas, reduz rugas e sinais de expressão. Combate cravos e espinhas e é desintoxicante. Reduz inflamações, aumenta a elasticidade e purifica. Indicada para peles sensíveis.
Argila Amarela: tem efeito tensor e ativador da circulação. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre a pele sem ressecá-la e elimina o excesso de oleosidade. Purifica, hidrata, reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele.
Argila Vermelha: age como secativo, regula a micro-circulação cutânea e é recomendada para peles sensíveis. Usada para reduzir medidas. Hidrata e fortalece a pele. Elimina o estresse e retarda o envelhecimento.
Argila Cinza: reguladora da seborréia capilar, clareia manchas e firma bustos, nádegas, coxas e barriga. É esfoliante, combate cravos e espinhas e retarda o envelhecimento da pele. Elimina inchaço e oleosidade.
Argila Marrom: ativa a circulação, equilibra e revitaliza a pele. Rejuvenesce, tonifica e é eficaz contra cravos e espinhas. Ameniza manchas, controla a oleosidade e nutre o tecido. É adstringente, hidratante e purificante. É rara.
Argila Preta: excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória e anti-stress. Desintoxicante e adstringente. Melhora a circulação sanguínea periférica, ameniza manchas, é adstringente e contribui para a renovação celular. Conhecida também como lama negra. É rara.
Argila Rosa: é muito suave. É a mistura da vermelha com a branca. Utilizada principalmente para máscaras de limpeza. Revitaliza, hidrata e elimina toxinas. Indicada para peles sensíveis e desidratadas. É cicatrizante e diminui a flacidez, a celulite e a gordura localizada. Combate o envelhecimento cutâneo.
Argila Bege: é suave. Mistura da marrom com a branca. Revitaliza, ameniza manchas, hidrata e desintoxica. Promove esfoliação e combate cravos e espinhas. 
 
E dá pra comprar a argila pura, "crua" (só o pó dela) em casas de produtos naturais e preparar em casa, que além de prático sai muito mais barato. Ou você pode comprar a máscara pronta como as da Empório Body Store e outras marcas de cosméticos, estas prontas são mais caras mas também são mais práticas e costumam ter as cores difíceis de se encontrar como a preta. Já algumas cores da argila pura são difíceis de se achar, facilmente você encontra cores como vermelho, verde, rosa etc...
P8090023
Eu costumo fazer em casa somente no rosto (mas também já fiz no corpo), como tenho a pele oleosa costumo usar a Rosa e a Verde (mas estou louca para comprar algumas outras cores como branca, amarela, etc..), comprei ambas na casa de produtos naturais Mundo Verde e são da marca “Força da terra” (update: essa argila não é argila de verdade, atentem para a composição dela! em breve novo post falando sobre argilas!),um saquinho com 50g custou 5,90 e o de 250g 12 reais aproximadamente, eu comprei cada cor de um tamanho, mas deveria ter comprado só pacote de 50g, pois dura muuuuuito, você usa mas parece que não vai acabar nunca porque ela rende horrores! Rsrs.. Em contra partida na Body Store o pote da máscara pronta com 130g (que também vai durar a eternidade) custa 89 reais, se você optar por comprar lá indico então o kit de 119 reais que já vem com esponja facial e gel de limpeza. Mas existem inúmeras outras marcas pra você escolher, tanto da argila pura, quanto da máscara pronta ;)

Então tem que avaliar alguns fatores como a cor desejada, praticidade e bol$o antes de escolher onde e qual comprar, ou se você prefere pagar um profissional pra aplicar (que também não é caro, custa em média 15 reais cada sessão) ;)


FAZENDO EM CASA.
Do que você vai precisar:

P8090008
- Argila (dã) da cor que você escolheu.
- Esfoliante
- 1 pote/cambucá/vasilha. ( Não precisa ser grande, eu costumo usar descartáveis que eu já tenho em casa, como esse da foto.)
- 1 espátula ou pincel de base de maquiagem
(não vale pegar o do seu kit de maquiagem, passar a máscara de argila, limpar e voltar a se maquiar com ele! Compre um baratinho e use só para isso mesmo!)- Água termal, se você não tiver pode usar água limpa filtrada.
- Pads de algodão(aquele quadradinho ou redondo, achatado) ou pacotes de gase ou uma toalha velha de rosto limpa (nada de pegar aquela bordada da sua mãe, pega uma velhinha mesmo ou compre uma baratinha para deixar só pra isso) – para quem fizer máscara facial.
- Esponja para o corpo macia e rolo plástico pvc de cozinha (apenas para quem fizer máscara corporal)
- Obs: Na máscara facial prenda BEM o cabelo para trás, assim você evita que suje ele com a argila. Se tiver em casa, vale colocar uma faixa no começo da testa para proteger o cabelo também. Ah se possível faça isso antes de lavar a cabeça para evitar qualquer problema rsrs.. Mas não se preocupe caso caia no cabelo ou roupa pois sai facilmente com um pouco de água (o mesmo vale para o chão, piso, pia, etc...rs).
 
Passo-a-passo:
Antes de começar é preciso que a sua pele esteja limpa e esfoliada. Para quem tem pele oleosa a mista indico o esfoliante de rosto da linha Normaderm da Vichy que também é indicado para pele acneica; e quem tem pele seca a normal indico o Compose Sugar da Dermage que pode ser usado no corpo também. Mas você pode usar o que já tem em casa.
P8090012P8090009

Depois coloque uma pequena quantidade da argila no recipiente seco, para o rosto uma medida de 1 colher aproximadamente. E vá borrifando aos poucos a água termal (ou filtrada) e misturando com a espátula, até obter uma pasta homogênea e BEM consistente, você vai perceber que é preciso pouca água para isso.
 
A quantidade da foto parece pouca mas dá EXATAMENTE para todo o meu rosto e pescoço ;)
 
P8090026P8090028
 Com a espátula ou pincel pegue produto aos poucos e passe na parte do corpo SECO desejada formando finas camadas até cobrir tudo, não precisa colocar uma camada grossa, aliás o ideal é que você não faça isso! Na máscara facial passe em todo o rosto e pescoço, evitando o contorno dos olhos e da boca e só!
 
No corpo, ao terminar envolva as partes que estão com argila com plástico PVC de cozinha.
 
Pronto, agora é só esperar, ajuste o cronômetro para 15-20 minutos. Recomendo deixar os 20, mas se não aguentar pode deixar só 15.
Digo isso porque conforme a máscara vai secando ela vai dando uma sensação de que está “repuxando” a pele e a argila vai rachando no rosto! Em algumas pessoas pode dar ao invés de uma sensação de ‘repuxar’ uma sensação de coceira, é normal, e algumas cores causa uma sensação de coceira maior, e isso pode fazer você não aguentar os 20 minutos com ela no rosto! Rss Mas tente sempre ficar o máximo que conseguir, pelo menos até ver que a máscara secou bem. No corpo não costuma haver muitas sensações de coceira etc... mas pode acontecer e é totalmente normal!
Falo isso tudo por experiência própria, por ex.: a verde eu sinto que é “mais forte” nesse sentido, normalmente quando dá os 15 minutos eu já quero tirar tudo, me dá agonia a coceira kkkkkk já a rosa eu aguento numa boa 20 minutos e nem sinto o tempo passar.

 
Mas o importante é que você JAMAIS coce ou toque o local até passar o tempo! E nem fique fazendo careta, conversando etc..! Rsrs. Durante esses minutinhos vá ler um livro, olhar a paisagem da janela, qualquer coisa que você fique com os músculos parados, sem movimento, como eu disse a máscara seca e se você se mexer ela vai craquelar e não vai dar certo! Rsrsrs...
Algo que ajuda muito é ficar abanando o rosto ou ficar de frente para o ventilador, pois o ideal é que esteja tudo (ou quase tudo) seco quando for retirá-la, além de controlar (um pouco) a sua vontade de coçar tudo, caso queira muito! rsss..

massagem_argila_1.0-500x500
Removendo:

Máscara corporal: na hora de remover é só entrar no box do seu banheiro, retirar o pvc, entrar de baixo da água FRIA ou ambiente e com movimentos leves vá tirando a argila com a mão ou auxílio de uma esponja macia úmida, não use sabão nessa hora!
Máscara facial: Pegue o algodão, ou gase, ou toalha limpa e umedeça-os, e aos poucos vá retirando a argila com movimentos suaves até sair tudo, sem esfregar para não machucar o rosto, troque o algodão/gase sempre que necessário. E não use sabão, somente água nessa hora!


E é normal a sua pia ficar suja com pó pois a máscara já está totalmente seca quando você vai retirá-la, mas é só jogar água ou passar um pano úmido que a pia fica limpinha novamente, então se você mora com a sua mãe não precisa assustá-la com a sujeira! Rsrs

 
E em algumas pessoas (eu!) é normal que as vezes após a remoção sua pele fique avermelhada em algumas áreas, mas isso some no mesmo dia.
 
O que não é normal é que fique absurdamente vermelho, dure dias ou cause qualquer outra sensação como coceira aguda, etc mesmo depois de horas (ou dias) após o procedimento! (que fique bem claro que eu NUNCA ouvi que isso tenha acontecido com qualquer pessoa, afinal é um produto natural!) 
 
O resultado não é algo visível por isso não coloquei fotos, mas é perceptível ao toque, a pele fica mais firme, sequinha e ao mesmo tempo hidratada, e lisinha! É bem gostoso! É rápido, prático, natural, dá resultado e é barato! ^^
 
O ideal é que se repita o processo de 15 em 15 dias (dependendo da finalidade) ou 1x por semana durante o primeiro mês, como por exemplo em casos mais graves de oleosidade, mas com cuidado pois limpeza excessiva pode ter o efeito contrário, sempre observe como a sua pele está reagindo ao tratamento!
 
Algumas observações IMPORTANTES:
Quem vai usar para casos de acne recomendo que faça durante a semana, por exemplo, se você gosta de sair nos finais de semana. Pois a máscara verde, mais usada e mais indicada em casos de acne, tende a remover todas as impurezas do interior da pele, ou seja, uns 1 a 2 dias depois da aplicação aquela sua espinha interna que a umas 2 semanas era só um “morro” vermelho vai “sair toda para fora”. É como se a máscara começasse a expulsar tudo de ruim que tava ali na pele, sabe? Então nos primeiros dias vai parecer que a máscara só piorou sua condição de acne, mas uns 5 dias depois do procedimento (varia com o tipo de pele e grau de acne) você vai ter uma pele mais limpa e com menos espinhas, bem melhor do que no dia que você passou a máscara! Em pessoas com pouca acne pode ser que isso não aconteça ;)
 
Claro que a argila é muito boa pra inúmeras coisas, eu mesma uso com a finalidade de controlar oleosidade e ao mesmo tempo hidratar, é ótima para remover impurezas da pele, entre outras coisas, mas só a argila não vai fazer milagres! O ideal é que ela seja uma ajudante e entre esse intervalo de 15-15 dias você mantenha uma rotina diária de cuidados específicos para a sua pele, sempre limpando e hidratando, independente do problema que esteja querendo resolver e da área a ser tratada! Beber muita água e ter uma boa alimentação também faz parte da rotina de cuidados ;)
 
Eu NÃO sou médica dermatologista, e tudo que falei aqui é baseado em pesquisas, experiência pessoal e dicas de esteticistas e dermatos! Mas NUNCA deixe de consultar o seu médico e perguntar a ele quais produtos você deve usar para esfoliar, lavar, hidratar etc.. assim como outros tratamentos paralelos que você pode fazer para melhorar a condição que deseja! A máscara de argila é ótima, mas jamais irá substituir uma rotina de cuidados diários, ela irá apenas potencializar e ajudar o mesmo!
 
Espero que esse post tenha ajudado vocês! Seja quem nunca tinha feito e estava curioso sobre, ou quem queria economizar para começar a fazer em casa ou quem estava com dúvidas sobre o assunto e também não sabia por onde começar! ;)
"Digam, algumas de vocês já conheciam ou tinha feito máscara de argila orgânica? Como fazem: em casa, compram pronto ou procuram um profissional? Costumam usar no rosto ou corpo? Vocês também mantêm uma rotina de cuidado diário paralela as máscaras?"  

Comentem e me ajudem saber se o post foi útil para você de alguma forma! =D

Beijosss!! =**

20 comentários:

  1. Super importante esse post, pra gente escolher o tipo certo! Ótimo final de semana ;* http://paisagemdejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Só tem q ter cuidado pq em peles secas ñ é interessante usar a argila com água, e sim com um creme facial. E se a pessoa estiver usando algum sabonete do tipo enxofre ou outro qualquer q tem tendencia a retirar a oleosidade ñ fazer o uso da argila com água tbm ñ pois pode ressecar muito esse pele... Ahh e se n tiver a água termal pode ser a mineral só use a filtrada em último caso pois se ñ for "bem filtrada" pode tirar as propriedades da argila... Bom ñ sou medica mas aprendi isso no curso de esteticista q estou fazendo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica!!!


    Beijoswww.mulherantenadissima.com

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas! Tem sorteio rolando lá no site, uma colônia da Natura, q tal??? Vai lá! ♥


    http://www.canalmaranhao.net/utilidades/sorteio/


    Beijo =*

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, super anotadas!
    Beijoswww.mulherantenadissima.com

    ResponderExcluir
  6. Nao sabia q tinha tanta cor de mascara assim kkkkkkkkkkk
    Eu to meio q precisando, qq dia compro e experimento!
    Bjocas
    Brubs
    http://dabrubs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pois eh, mas nao eh muito indicado para peles secas, usar mascara de argila facial, pois a maioria reduZ a oleosidade e eh adstringente. e ressecar o que já esta seco não pe interessante né rsrsrs
    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada querida!
    Volte sempre, Bjs! ^^

    ResponderExcluir
  9. pois eh ne, vc falo q tem pele mista a oleosa né? rs
    eh muito bom da uma sensação gostosinha dps q tira rsrs
    beijoss creuZa!

    ResponderExcluir
  10. Pois é né, são tantos tipos que a gente fica perdido! rs
    Que bom que voce gostou do post ^^
    Volte sempre, Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh que legall!! :D
    Quando fiZer sua mascara conta pra gente como foi o resultado ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Nossa que post maravilhoso, adorei as dicas!


    Beijoswww.mulherantendissima.com

    ResponderExcluir
  13. Super adorei as dicas, muito bom seu post!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. obrigadaaa!! q bom que gostou ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. sou cabeleireira e trabalho com argila no tratamento capilar e facial é ótima e recomendo a todos aconselho a usarem antes de passar a argila um tônico ex:lavanda, alecrim, camomila, gengibre pensando sempre em cada caso isso irá potencializar a função da argila...

    ResponderExcluir
  16. Janaina que legal! nao conhecia esses tonicos mais 'naturais' de lavanda e gengibre por exemplo! :D
    muito obrigada pela sua contribuição querida! ;)
    um beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. Fico feliz em saber que vc tem feito o melhor por sua pele e mais feliz em saber que vc tem uma rotina de cuidados diários isto é que de fato faz vc ser bem cuidada, em meu salão de beleza tenho feito muito a exemplo por meus clientes.

    ResponderExcluir
  18. Karina Barbagallo2 de junho de 2015 19:35

    Bru, boa noite. Trabalho com um kit de Argila Verde maravilhoso, se te interessar mandamos pelo correio, qualquer duvida me mande um email ou curta a pagina no facebook: Salvatore Furezi
    Beijao!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar
Volte sempre!